RSS2.0

Mestre na Arte do GUDE

segunda-feira, 10 de março de 2008

Essa é para aqueles (incluindo eu) que perdiam todas as bolinhas de gude para esse cretino...hehehe
Eu nunca entendia o q ele falava...vinha com essas girias de jogador...Encontrei na net algumas delas e estou postando ai pessoal. Abçow

Altus-barrancus ou simplesmente Alts: com essa regra, o jogador pode levantar o palmo para disparar a bolinha de uma altura maior. Muito usado nas situações em que a bolinha a ser “matada” encontra-se em altura superior (como se jogava bolinha de gude na rua, era comum que ela caísse da calçada pra rua…o altos-barrancus foi provavelmente inventado para subir a guia e voltar pra calçada).
Palmus-Canhão: ao invés de jogar normalmente, toma-se a bola entre o polegar e o indicador da mão esquerda e, pela parte de trás, dá-se um piparote arremessando-a como se fosse um tiro de canhão.
Cheguis ou Palmus: ação do indivíduo de aproximar a mão da bola do adversário. O mesmo que gansa.
Dar corrida: arbitrar uma distância para a frente quando a bola acidentalmente é travada batendo no pé de um dos jogadores (e quando eu falo arbitrar, é arbitrar o mais próximo possível do triângulo!).
Limps: limpeza do local em que se acha a bola do parceiro que pretendemos atingir.
Sujis: corruptela criada por algum malandro, na certa logo depois de um “limps”. Na minha vila, era comum jogar todo tipo de porcaria na frente do caminho, incluindo pedras, mato e se não me engano, uma vez colocaram cocô na frente de um coitado…
Muds: podia mudar de lugar para se posicionar num ângulo melhor.
Não vale carregão: era proibido lançar a bolinha mexendo o braço (carregando).

Troques: podia trocar a bolinha com outra. Isso era muito usado pra substituir uma bola leve por uma pesada, difícil de tirar do lugar.

Não dou risca: não podia fazer uma risca para acertar a bolinha.

Scaps ou Volts: com essa regra, o malandro pegava a bolinha que caiu da mão e jogava de novo.
Palmo dentro do triângulo: essa aqui permitia que se colocasse a mão dentro da área do triângulo pra matar as bolinhas.
Bolinha perdida: Quando uma bolinha caia no mato, alguém gritava isso e saía correndo pra encontrar a bolinha. Quem achasse ficava com ela.

Duas uma é minha: Pilantragem total. O cara teve sorte e tirou duas bolinhas numa jogada só? Grite isso e fique com 50 % do talento alheio!
Tires: Quando era pra tirar a bolinha da frente.


0 comentários: